Orientados pelos professores Carlos Humberto, de física, e Maria Daniele, de biologia, os alunos desenvolvem o material em LED a partir da recuperação de estruturas velhas de lâmpadas fluorescentes. O material é recolhido na vizinhança. A campanha é um exercício de sustentabilidade e criatividade. “Todo esse projeto é pensado sobre o prisma da interdisciplinaridade”, aponta Maria Daniele. A recompensa é vista no desempenho da rapaziada. “No laboratório, tenho esse contato com a prática daquilo que eu aprendo na sala de aula. Consigo visualizar bem toda a parte teórica”, explica Aramis.
O raciocínio é o mesmo aplicado pela Escola Técnica de Palmares, na Mata Sul do estado. Estudantes do curso de mecânica desenvolveram um projeto em que a energia é gerada a partir de uma pedalada, chamado EcoBike. O processo é simples: eles recolhem bicicletas velhas e instalam o motor que vai gerar a energia. Até o momento, é apenas uma experiência, mas já serve de inspiração para futuras ações. A ideia é que o sistema ajude na geração e economia de energia elétrica para trabalhadores rurais e até mesmo estabelecimentos comerciais, como academias, que usam as famosas bicicletas ergométricas. "Na cidade, temos uma rede muito defasada, com quedas constantes e que prejudicam nossos eletrônicos. Esse projeto pode servir como sistema complementar nas residências".
Em Bezerros, no Agreste, seis alunos da Escola Técnica criaram o aplicativo oficial do Festival de Inverno de Garanhuns desse ano. O material foi baixado por mais de 1,2 mil pessoas. Os estudantes desenvolveram o aplicativo em três semanas e usaram os equipamentos do laboratório da própria escola. A experiência já foi um aperfeiçoamento de outro exercício, em fevereiro, com um guia para o carnaval de Bezerros. "Esses projetos são muito importantes porque os alunos começam a buscar uma formação conectados com a população, não reduzindo o ensino à sala de aula, mas ampliando para a comunidade onde vivem. Essa conexão é muito importante", defende o professor de Mecânica Teodorico Neto, orientador do EcoBike.
Nenhum comentário:
Postar um comentário